segunda-feira, 25 de junho de 2012

Seminário de dons espirituais - Me. Roberto Lira (Igreja de Nova Vida Sobradinho-DF)


fonte: https://sites.google.com/site/lrobertolira/


Texto Base
1Co 12:8-11 - "Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer."
O que são dons espirituais ?
·         É a manifestação do Espírito Santo dentro de nós, nos capacitando com poder de Deus para realizar uma tarefa segundo a sua vontade. É algo que acontece entre o espírito do homem e o Espírito de Deus e se expressa através da alma e do corpo.
·         Não confundir dons do Espírito Santo com habilidades naturais.
·         Habilidade ou talento é a capacidade natural que cada um de nós tem. Está ligado a aptidão.
DONS E MINISTÉRIOS NA BÍBLIA
Dons – (Gr. Charismatoon, latim donum) - "donativo, presente, dádiva, faculdade ou privilégio adquirido de modo sobrenatural. Capacitação que o próprio Deus através do Espírito Santo dá gratuitamente aos seus filhos(as)". Rm 12.6a

Graça - Charis - (graça), e Kharizonai (agraciar) 

Ação de Deus, independente dos nossos merecimentos na vida.

Ministérios – (Latim ministerium) - cargo ou função, emprego que exerce segundo I Pe. 4.10 “Servi uns aos outros, como bons despenseiros da multiforme, Graça de Deus”. O ministério seria, por assim dizer, o ato de trabalhar no serviço {ministrar = servir}.
Dom = Capacitação dada por Deus.

Ministério = Serviço executado com dons em benefício da comunidade.
Graça = Ação de Deus, independente dos merecimentos.

1Co 12:1-7  "Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós sabeis que, quando éreis gentios, vos desviáveis para os ídolos mudos, conforme éreis levados. Portanto vos quero fazer compreender que ninguém, falando pelo Espírito de Deus, diz: Jesus é anátema! e ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor! senão pelo Espírito Santo. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum."
Não quero que sejais ignorantes.
Ser ignorante é não ter conhecimento a respeito de algum assunto (ex.: agricultura, construção, computadores).
 Como posso desenvolver o meu dom espiritual?
1.      você deve ser um cristão de verdade.  Há pessoas que até freqüentam os cultos com certa regularidade, contribuem com dinheiro e até exercem algum cargo...
Mas jamais entraram em um relacionamento pessoal com o Salvador, que poderíamos chamar de nascer de novo.
Nesta oportunidade vale a pena revermos o que vem a ser uma autêntica conversão a Cristo, conforme a Epístola aos Colossenses:
2.      você deve crer nos dons espirituais. Você precisa crer que Deus lhe outorgou um dom espiritual antes que dê início ao processo de descobrimento. 
Também é mister que você tenha um senso de agradecimento a Deus por haver lhe outorgado algum dom espiritual.
3.      você deve estar disposto a esforçar-se. Deus lhe deu um ou mais dons espirituais, e isso por alguma razão. 
Há um trabalho que Ele quer que você cumpra no Corpo de Cristo, uma tarefa específica para a qual Ele lhe tem equipado.  Deus sabe se você é sério quanto a trabalhar para Ele. 
Se você estiver disposto a usar seu dom espiritual com vistas à glória de Deus, bem como ao bem-estar do Corpo de Cristo, Ele haverá de ajudá-lo. 
4.      você deve orar. Antes, durante e depois desse processo, você precisará orar. 
Tiago recomendou: “Se algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente...” (Tg 1:5).  Busque a Deus sincera e intensamente, pedindo-lhe orientação.  Visto que Deus que você descubra qual o seu dom espiritual, certamente Ele lhe dará toda a ajuda que você vier a precisar. Simplesmente peça e confie que Ele o fará.
Descobrindo o seu dom espiritual.
Passo 1:  Explore as Possibilidades.
Será difícil você descobrir um dom espiritual e não saber, de antemão, o que lhe deve procurar. 
O propósito é explorar as possibilidades, é familiarizar-se o bastante com os dons que Deus deu ao Corpo de Cristo, a fim de que, quando você descobrir o seu dom seja capaz de reconhecer em que consiste tal dom.
·         Estude a Bíblia. Naturalmente, a fonte básica de informações sobre os possíveis dons espirituais é a Bíblia.  Estude até que você se sinta familiarizado com o que a Bíblia ensina a respeito dos dons.
·         Leia. Nunca antes, na história da Igreja, houve uma literatura tão farta sobre os dons espirituais como em nossos dias.
·         Procure conhecer pessoas que exerçam dons espirituais. Converse com crentes que já tenham descoberto, desenvolvido e estejam usando seus dons.  Receba a benção da experiência destes irmãos.
Passo 2: Experimente os  Dons. 

Você jamais descobrirá se tem talento para jogar boliche enquanto não experimentar.  Você jamais saberá se tem jeito para compor poesias se nunca tentar!
Um ponto permanente consiste em olhar à sua volta para ver que necessidades você seria capaz de identificar. 

·         Em seguida, tente fazer alguma coisa para satisfazer essa necessidade. 
·         Procure saber quais as necessidades de outras pessoas e da Igreja local. 
·         Descubra onde você pode mostrar-se útil em algum sentido e, então, entre em ação.
·         Mostre-se disponível para qualquer ocupação na igreja. 
·         Quando você receber alguma tarefa para realizar, faça-a sob oração. 
·         Peça que o Senhor lhe mostre, através daquela experiência, se você tem ou não um dom espiritual compatível com a experiência.
Passo 3: Examine seus sentimentos.
Nosso Deus sabe que se tivermos alegria no cumprimento de uma tarefa faremos um trabalho melhor do que se não gostássemos da mesma.
·         Logo, parte do plano de Deus consiste em combinar o dom espiritual que Ele nos tem dado com os nossos sentimentos, de tal maneira que se realmente tivermos um dom, haveremos de desfrutar prazerosamente do mesmo.
·         No Salmo 37:4 lemos: “Agrada-te do Senhor, e ele satisfará aos desejos do teu coração”.  Servindo a Deus fielmente teremos a alegria de viver na Sua perfeita vontade.
Passo 4: Avalie a sua eficiência.

Visto que os dons espirituais têm em vista cumprir tarefas, não está fora de ordem esperar que os mesmos funcionem.

  • Se Deus lhe deu algum dom, Ele assim o fez porque quer que você realize algo para Ele, dentro do contexto do Corpo de Cristo. 
  • As pessoas espiritualmente dotadas obtêm bons resultados.  Se você estiver experimentando um dom e coerentemente descobrir que aquilo que deveria estar acontecendo não acontece, então é provável que você tenha descoberto um outro dos dons espirituais que Deus não lhe deu.
  • Se você recebeu o dom ministerial de evangelista, então as pessoas aceitarão a Cristo regularmente por meio do seu ministério. 
  • Se você tiver recebido o dom da exortação, ajudará pessoas em seus problemas e verá vidas serem endireitadas. 
  • Se você tiver recebido o dom de curas, pessoas enfermas serão curadas. 
  • Se você tiver recebido o dom da administração, sua Igreja será abençoada pelo seu desempenho.  Quando dons espirituais autênticos estão em operação, aquilo que se espera que aconteça estará acontecendo.
 Passo 5:  Espere confirmação por parte do Corpo de Cristo.
Se você julga que possui um dom espiritual e está procurando exercê-lo, mas ninguém em sua Igreja pensa assim, então o mais provável é que você esteja enganado. 
·         Um dom espiritual precisa ser confirmado.

Uma pessoa pode sentir alegria em desempenhar uma função e ainda assim não possuir o dom espiritual respectivo?  Sim.   

·         Talvez você tenha um profundo desejo de ajudar a outras pessoas, por exemplo. 
·         E sinta que Deus o está chamando para o ministério de aconselhamento, através do dom da exortação. 
·         Entretanto, se você está fazendo experiências com o aconselhamento, e verifica que durante um certo período de tempo ninguém o procura a fim e ser aconselhado, nem recomenda a seus amigos e parentes que o procurem, nem lhe escrevem notas dizendo o quanto você os tem ajudado, então você terá boas razões para duvidar da validade de seus sentimentos, no que concerne a algum dom espiritual.
·         A confirmação da parte do Corpo serve de confirmação de todos os passos aqui referidos. 
·         Os dons espirituais são conferidos para serem usados dentro do contexto do Corpo de Cristo.  É necessário, por conseguinte, que os demais membros do Corpo tenham a palavra final na confirmação de seu dom.

Um comentário: