terça-feira, 4 de maio de 2010

Pra que tanta dor?

O cristianismo descende do judaísmo. Não há como discutir tal fato. A prova é simples: o Deus pregado no evangelho é o Deus de Abraão, Isaque, Jacó, Davi e Jesus (o Leão de Judá, a raiz de Davi). Jesus era judeu, os 12 eram judeus, os autores da Bíblia são judeus (a exceção é Lucas que era grego mas alguns teólogos, até mesmo judeus messiânicos acreditam que ele era prosélito), a mensagem do Novo Testamento foi escrita para os judeus (uai!! não foi para os gentios? NÃO! basta observar a bagagem cultural dos textos), os judeus levaram o evangelho para o mundo gentio e não o contrário, a ceia do senhor tem origem na páscoa judaica, o batismo (imersão) é uma prática judaica, Jesus disse "a Salvação vem dos judeus", o próprio conceito de messias tem um contexto exclusivamente judaico e o fato mais interssante: a morte de um cordeiro para perdão de pecados tem sua raiz no sistema sacrificial judaico! É aí que quero chegar.

Tiago disse que "todo o dom perfeito vem do alto, do Pai das luzes[...]". Sabedoria, ciência, fé, cura, profecia, etc, todos são presentes dados por Deus a quem ele bem entender que deva receber para que use em honra e glória ao nome dele. No entanto, nenhum desses presentes se compara ao presente da "cruz".

Diferente dos presentes que damos pendurados numa árvore colorida, adornados com fitas coloridas, embrulhados em papel colorido esse teve uma embalagem especial e única! Foi entregue pendurado numa cruz... borrifado com sangue... embrulhado com um amor incalculável e que excede todo entendimento!

Voltando ao sistema sacrificial do cordeiro para perdão de pecados me lembro de uma coisa, que em Levítico 16 quando Deus deu ao seu povo a ordem da morte de um cordeiro ele disse: "e degolará o novilho da sua expiação." Ele não falou: - e maltratará o novilho, o espancará, humilhará, tosqueará, furará seu corpo... nada disso. O necessário para a purificação era apenas o derramamento do sangue, a morte.

Então pra que tanta dor? O presente veio completo. O dom da cruz veio com outros presentes acessórios. O dom dos cravos, da coroa de espinhos, da lança, do escárnio, do cuspe do soldado romano, do vinagre... 

Ele veio para nos salvar do pecado. A sua morte era suficiente para nos trazer salvação. Mas o pecado não traz apenas morte (apenas? acha pouco é? num é isso, lê o resto rapaz!). Traz também dor, sofrimento, humilhação, desgraça. Antes de morrer vivemos (dããã) e Cristo veio para que essa vida seja vivida em abundância. Sabe porque ele sofreu mais do que o necessário para te salvar? Por amor. Lá na cruz ele levou sobre sí as nossas dores, nossas maldições, o castigo que seria sobre nós para trazer paz, o cuspe da humilhação... através da obra realizada na cruz ele pagou toda a dívida que era contra nós. Hoje Satanás ao olhar para você pode ver a cruz, símbolo de sua maior derrota (eu disse pode porque não sei se você que está lendo já o aceitou e se ainda não o fez agora é a hora).

A obra na cruz foi o sacrifício perfeito. A sua morte nos traz salvação. Seu sofrimento nos dá vida abundante e em alegria. Aaaah então minha vida como crente seria um mar de rosas? Não! Jesus disse que no mundo teremos aflições, mas que ele venceu o mundo e nós também venceremos ao lado dele. Em Cristo somos mais do que vencedores! Essa é a filosofia de vida do crente.