segunda-feira, 7 de junho de 2010

Maturidade espiritual

Ultimamente tenho vivido e visto algumas situações que me levaram a pensar sobre ser crente. Um dia aceitamos Jesus como senhor de nossa vida (até mesmo aqueles que nasceram em lares cristãos devem fazer sua profissão de fé um dia e descer às águas batismais) e passamos ao processo de conversão da vida. Uma vida que outrora existia, agora nao existe mais. Tal transformação o Mestre compara a um novo nascimento (Jo 3.3) de modo que aquele que está nEle é nova criatura (2Co 5.17). 
Tá, nasci de novo e agora? Começa uma nova caminhada. Os aspectos básicos de uma vida cristã devem ser cultivados. A nova natureza é dada por Cristo no momento que ele entra na história.
A palavra diz em Tiago 2.26 que "a fé sem obras é morta". As obras das quais Tiago fala são obras que o crente pratica em vida cristã. Quando uma pessoa se une a Cristo pela fé ele a transforma em nova criatura e apartir daí ele passa agir (obras) de acordo com o caráter do Mestre.
Como nova criatura a pessoa está reconciliada com Deus (2 Co 5.18) e passa a fazer parte do povo de Deus (Ef 2.11-22). Ele é feito filho de Deus (Jo 1.12), filho da luz (1Ts 5.5). Pergunta: é possível uma pessoa nestas condições ter um comportamento de vida igual aos demais? A resposta óbvia é não.
O verdadeiro cristão vive em espírito e não na carne. Comporta-se como filho da luz e não das trevas. Ele evita o mal e a aparência do mal (1Ts 5.22) de modo que a sua vida seja uma adoração constante ao Senhor e seja referência positiva para todos aqueles que o vêem agir.
O cristão evita contendas e inimizades (Rm 12.18), é honesto em TUDO (Rm 12.17) e não mente (Cl 3.9).
O verdadeiro crente se considera morto para o pecado e vivo para Deus (Rm 6.11,12) porque isso é busca de santidade e de comunhão com Deus.
O crente ora e medita na Palavra diariamente e toma parte nos cultos regulares da igreja como meio de comunhão com os irmãos (Hb 10.25).
Tiago no capítulo 4 de sua carta nos ensina como ter uma vida verdadeiramente cristã (ele é um pouco áspero em suas palavras mas ta coberto de razão!): 
 
1  De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
2  Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.
3  Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
4  Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
5  Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?
6  Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
7  Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
8  Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.
9  Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.
10  Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.
11  Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.
12  Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?
13  Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos;
14  Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.
15  Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.
16  Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.
17  Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.



Maturidade espiritual é entender isso e reconhecer a necessidade do cultivo de uma vida em Cristo e para Cristo. Não é facil mesmo. Mas quem disse que seria? Ao contrário, Jesus disse que no mundo teríamos aflições mas que tivéssemos bom ânimo pois Ele venceu o mundo (Jo 16.33).
Ele é o nosso exemplo de vida, de maturidade espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário