terça-feira, 25 de maio de 2010

Mateus 5.4


O que o Mestre quis dizer sobre ser bem aventurado o que chora? Por acaso alguém aí gosta de chorar? Como pode isso ser bom? Eu aprendi a vida toda que uma pessoa sorridente é uma pessoa feliz, cheia de divertimento e alegria e, a contrário sensu, aquele que chora é... triste! Por que raios então Jesus disse: "Bem aventurados os que choram..."?

Do ponto de vista divino, a vida tem princípios diferentes dos que conhecemos e aprendemos desde pequenos. O choro pode ser em decorrência de alegria, de tristeza, de depressão, de medo, de êxtase... mas não é desse choro que o Mestre falou.
Uma máscara miserável, um semblante cabisbaixo, triste, não é também exatamente o tema de Jesus em Mateus 5.4.

O choro a que Jesus se refere é um choro espiritual de quando nos deparamos com a nossa realidade humana e descobrimos o quanto somos miseráveis (e) pecadores. Ato contínuo, percebemos que a felicidade plena não advêm de circunstâncias ou situações e que a verdadeira alegria vem quando somos submissos ao Pai e comprometidos com os princípios do seu reino. O Espírito Santo produzirá seu fruto à medida que você submeta sua vontade, mente e espírito à obra dEle. Não importa a circunstância, se está chovendo ou não.

Na Bíblia encontramos vários homens que choraram e por razões diferentes. O que Paulo deve ter sendido quando exclamou: "miserável homem que sou"? Rm7.14-25) Davi quando adulterou (Sl 51); Pedro quando negou Jesus (Lc 15.11-24); Isaías quando foi chamado para uma grande obra (ou voce acha que ele não chorou? Lê lá - Is 6.1-8); e outros...

Mas olha o segredo desse choro em especial: a pessoa que chora pela convicção do seu pecado, reconhecendo seu lugar em Rm3.23, se força a olhar para a estaca (mais conhecida como cruz) onde foi levantado o cordeiro que tira o pecado do mundo e lá encontra a remissão do pecado que trazia morte, cumprindo o que se segue em Rm3.24,25.

Chorar é um ato daquele que é pobre de espírito. Aquele que se humilha e vê toda a santidade do Eterno em contradição a toda a sua pecaminosidade e corrupção é levado a chorar, mas pelas mãos do Senhor, esse será consolado. Essa promessa não é apenas para o futuro quando o Ele enxugará nossas lágrimas na eternidade. É atual. O choro traz alegria, conforto e paz porque nos obriga a olhar para Jesus e a buscar sua vontade. Seu Espírito é o grande consolador. "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." Sl30.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário