domingo, 7 de novembro de 2010

Panorama do Antigo Testamento - 1

Pra nao deixar morrer o blog, ja que quase nao escrevo aqui ne,  aí está meu esboço da 1ª lição do tema desse trimestre na EBD. Sei que tem uma ou outra pessoa que sempre entra e isso já me deixa satisfeito se eu puder contribuir para o seu aprendizado. Foi muito bom preparar e entregar essa aula. Aliás hoje dia 7 já estudamos a 3ª lição sobre o tema e a resposta tem sido bem interessante por parte da turma. Vocês são demais galera. Jovens comprometidos com o Senhor. Bom já chega. Vamos ao que interessa. Taí ó!


Panorama do Antigo Testamento
Antes de começar o estudo do texto vamos reunir informações que nos auxiliarão em nosso caminho.
O que é a Bíblia? – revelação da vontade de Deus para o homem de maneira escrita.
Qual o tema central da bíblia? – salvação através de Jesus.
A Bíblia contem 66 livros(39, 27), escritos por 40 autores abrangendo um período de 1600 anos.
O AT foi escrito em hebraico e traduzido para o grego cerca de 100 anos antes do inicio da era cristã. O NT foi todo escrito em grego. Bíblia vem de (gr) biblos, biblioteca, tal como Testamento é “pacto” ou “aliança”.
O AT é o pacto que Deus fez com o homem quanto à sua salvação antes de Cristo vir; o NT depois.
No AT encontramos a aliança da Lei, no NT a graça. UMA CONDUZIU À OUTRA. (Gl 3.17-25)
O AT começa e o NT conclui.
O AT se reúne em torno do Sinai, o NT ao redor do calvário
O AT está associado a Moisés, o NT a Cristo (Jo 1.17).

Livros do AT
Lei – 5                                               Históricos – 12
Poéticos – 5                                     Proféticos – 17 (5 maiores e 12 menores)

Livros do NT
Evangelhos – 4                               Histórico – 1
Profético – 1                                    Epístolas – 21 (14 paulinas e 7 gerais)

O AT começa com Deus (Gn1.1), o NT com Jesus (Mt1.1)
Adão – Abraão: história da raça humana
Abraão – Jesus: história da raça escolhida
Cristo em diante: história da igreja.

O que faremos nesse estudo: você vai aprender a colocar em ordem os fatos e personagens em ordem cronológica de maneira que a Bíblia fará mais sentido dando a todos nós um entendimento mais profundo quanto à morte sacrificial de Cristo por nós.

A galáxia onde vivemos gira à velocidade de 788.410 Km/h e precisa de 200 milhões de anos para dar uma volta completa. Existem mais de um bilhão de outras galáxias como a nossa. Cientistas afirmam que o número de estrelas é igual a todos os grãos de areia de todas as praias do mundo. Ainda assim esse complexo de estrelas, planetas, galáxias, velocidades inimagináveis, e essas dimensões que não podemos mensurar em nossa mente funcionam com uma inigualável ordem e eficiência.
Para acreditar em evolução ou surgimento é necessário mais fé do que para acreditar que um Deus único e poderoso criou e mantém todo o universo.

GÊNESIS - origens
Não é apenas um livro acerca da história da humanidade – contém o ensino sobre o plano divino de redenção, mostra a constituição da família e da humanidade a partir de um único casal.
Não é um tratado histórico – não se preocupa com data ou cronologia
Não é um tratado científico – não contém qualquer informação sobre os métodos divinos para criar. Só declara o seu autor. “no princípio criou DEUS”.

É a introdução à Bíblia. Livro dos princípios: da criação, do pecado, da redenção e da raça eleita.
Relaciona-se profundamente com o NT. Alguns dos temas tratados no Gênesis tornam a aparecer apenas no NT. Queda do homem, obra redentora concluída em Jesus, instituição do casamento, juízo do dilúvio, a justiça que Deus imputa ao crente, contraste entre filho da promessa e filho da escrava, povo de Deus como estrangeiro e peregrino.

CONTEÚDO – o livro abrange um período muito longo desde as origens da criação até o estabelecimento de Israel no Egito. Se considerarmos a teoria da recriação o livro do Genesis abrangeria um período aproximado de 2.000 anos (até o sec. XV a.C.)
Divide-se em duas seções: 1-11 história primitiva e 12-50 hist. Patriarcal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário